nervocalm gotas

31 de julho de 2009

coisas das quais só eu rio

Vocês já repararam que, nove entre dez vezes, quem critica os "erros de português" dos outros geralmente comete os seus na própria crítica, né? É um fenômeno bem documentado, esse. Pois bem, outro dia, o colunista de televisão da Bolha fez uma notinha só pra tirar sarro do Sílvio Santos, que, no programa Roletrando, se espantou com o fato de coxinha ser com x. E como foi que o colunista intitulou a nota? Hein? Hein? => Gramática.

(o tritri dos grilos e meu rárrá solitário)

29 de julho de 2009

coisinhas de sobrinha

Ela adora picanga e queijo babisão. Pede tólo e logo depois quer dechê. O Papai Noel que brilha e canta Jingle Bells e chateia pra burro, a vovó escondeu, mas quem resiste aos pedidos insistentes de ô bel! ô bel! ta-nam!? Adora brincar de pendeu e chama alguém pra salvá. A mami é mami lili, o pé é pé lelé, e até eu virei Beleléu, assim espontaneamente, apelido que só meu pai usava pra mim.

É tão bom e tão lindo e tão gostoso, que não dá pra pensar em mais nada.

21 de julho de 2009

lettuce be crass

Minha mãe é contra os prazeres do palavrão. Na verdade, ela nega que tais prazeres existam, simplesmente. Perdi anos da minha vida por isso. Se bem que não, talvez eu saiba apreciar melhor o gostinho hoje justamente por ter passado tanta fome, e de mais a mais, criança falando palavrão é mesmo feioso. Mas hoje - ah, hoje! - como eu saboreio cada bosta e merda e caralho. Boca suja - daí vem a expressão.

(De nada pela imagem mental)

20 de julho de 2009

Tal qual no ano passado, ontem teve a carreata do padre da paróquia da Nossa Senhora do Carmo da Pu... Ops, desculpa. O padre montado no trio elétrico, berrando suas bênçãos no microfone.

Saiam na janééééééla! bibiii bibiiiiiii Caros moradôôôôôres! foooon
fon foooooon Para a bença de Nossa Senhora do Carro! bibibibibibibi fon foooon Deus abençoe os moradores da rua Otários! bibiiiii Amém! seguraaaaa na mão de Deeeeeus e vaaaaaaaaaaaaai Pra pu... Ops, desculpa.

Quem é o santo padroeiro do silêncio, hein? Tem igreja, ele/a? Mais uma coisa a considerar na próxima busca por apartamento.

12 de julho de 2009

Hoje me deu saudade de Pinky and the Brain.

All the intros!

Amor.

10 de julho de 2009

Gerenciamento de vida não é comigo, viu?

E como uma pessoa pode ser tão adultinha e tão criancinha ao mesmo tempo? Não é à toa que eu durmo tanto.

Speedy, Speedy... Cê tá brincando com a vida das pessoas.

9 de julho de 2009

Hoje, pela segunda vez neste ano, o Pablo atendeu um desses telefonemas tentativa de golpe. No primeiro, o cara se apresentou como guarda rodoviário, falou de um acidente na marginal e ficou tentando pescar informações. Como o Pablo saiu driblando, entrou outro cara na linha fazendo voz de vilão pra falar do seqüestro de não sei quem. A gente achou graça. E eles também, viu?, pelo que ouvi grudada no telefone.

O de hoje foi telefonema a cobrar. Deixe sua mensagem, bip, e "Papai! Bateram em mim, papai! Bateram em mim!". Grudei de novo o ouvido no telefone e o Pablo "Ih, você ligou errado, hein?". E dá-lhe "Papai, me bateram" seguido de "Não sou eu, não" umas três vezes até que o/a menino/a arriscou um "Eles querem dinheiro, papai!". O Pablo lamentou mais uma vez, desligou o telefone, e a gente riu e riu e riu.

É feio dar risada disso?

Sei que por não ter filho, nem carro, nem celular, a trinca de ouro desse tipo de golpe, a gente pode se dar ao luxo de não mover uma ruga sequer de preocupação. Mas, ao mesmo tempo, a coisa é tão primária...

Vejam bem, tudo que os golpistas queriam era um nome. Tudo que eles esperavam após o papai, me bateram, era um fulanildo?! fulanildo, é você?!, e pronto, tamo aqui com o fulanildo e vamo matá ele se tu não pagá. É tão bobo, tão bobo...

Tão bobo que estamos até torcendo pra acontecer de novo em breve pra gente poder brincar.

Trimmm! Chamada a cobrar. Bip. "Papai! Bateram em mim, papai!" "Tagaioshi?! É você, meu filho? Tagaioshi Mushimura?"

É feio brincar com isso?

8 de julho de 2009

Vamos fazer terapia tesaural.

Resignar-se -> conformar-se -> inexcitabilidade:

V. suportar, arrostar, sofrer, aturar com paciência; ter paciência de um santo, fazer da paciência a fórmula solucionadora de todas as dificuldades, afrontar com um sorriso despreocupado, munir-se de paciência, desafrontar-se de cuidados, sentir-se sobranceiro a todas as misérias, compor o rosto, fazer cara alegre a;

mostrar, não perder a serenidade de ânimo; morrer às paixões, compor-se com sua mágoa, sofrer tudo de boa sombra, criar calo na paciência;

suportar o pairo, o choque, o embate, a mecha; sofrer com ombridade as contrariedades, murar a paciência contra, não achar mau de todo, ter lombo para;

estivar, calejar, blindar a paciência; lançar o coração ao largo, fazer das tripas coração, não se ralar, moderar-se, comedir-se, subjugar-se, fugir de excessos e de exageros, coibir-se, conter-se, bridar-se, refrear-se, sofrear-se, dominar-se, reportar-se, suster-se, submeter-se, resignar-se, fazer da necessidade uma virtude, mergulhar-se no letargo, desimpressionar-se, conformar-se, reconciliar-se com, circunscrever-se, limitar-se;

sufocar, debelar, agüentar, arcar com, fazer face a, desalterar-se, desfanatizar-se, aplacar-se, serenar, desagastar-se, desagoniar-se, desassanhar-se, despreocupar-se, voltar a calma e a reflexão, saber opor o estoicismo aos rudes embates da adversidade.


(do Dicionário Analógico da Língua Portuguesa de Francisco Ferreira dos Santos Azevedo, uma das poucas coisas que eu agarraria em caso de incêndio)

6 de julho de 2009

A pessoa solitária precisa ter dignidade, né? É.

3 de julho de 2009

Coisas que não suporto mais ver nas minhas andanças pela internet, por favor parem:

Bruno, do Saxa Barão Cohen. Não me lembro de ter dado uma única risada em Bore-rat. Não tenho o menor interesse em ver Bruno no cinema e não agüento mais ver aquele biquinho em foto, chega.

Leide Gága. Surgiu do nada, não sei quem é, não quero saber, sei que detestaria, me irrita.

Casal com oito filhos e um programa de televisão. Simplesmente não.

2 de julho de 2009

Who wrote the phrase "No man is an island"? John Donne? John Milton? John F. Kennedy? Jon Bon Jovi? Jon Bon Jovi. Too easy. And, if I may say so, a complete load of bollocks. In my opinion, all men are islands. And what's more, now's the time to be one. This is an island age. A hundred years ago, you had to depend on other people. No one had TV or CDs or DVDs or videos or home espresso makers. Actually, they didn't have anything cool. Whereas now, you see, you can make yourself a little island paradise.

The important thing in island living is to be your own activities director. I find the key is to think of a day as units of time each unit consisting of no more than 30 minutes. Full hours can be a little bit intimidating and most activities take about half an hour. Taking a bath: One unit. Watching Countdown: Okay, one unit. Web-based research: Two units. Exercising: Three units. Having my hair carefully disheveled: Four units. It's amazing how the day fills up.


De About a Boy.

:(

1 de julho de 2009

A recente sessão nostalgia foi legal, mas não me fez muito bem. Eu sinto tanta pena da menina que eu era...

Tristeza é você preparar um pão na panela pro seu café da manhã, apagar o fogo no ponto ideal de douradice e gostosura, e ele cair no chão no curto caminho da frigideira ao prato. Cair no chão debaixo do fogão. Recusando-se a aceitar a realidade, você se agacha pra salvar sua iguaria, estica o braço debaixo do fogão, e sai segurando, em vez do pão, a armadilha pras baratas que nem existem na sua casa.

Vamos voltar pra cama, que esse dia está perdido.