nervocalm gotas

6 de maio de 2010

Eu estava alucinada de vontade de ir ao Zen@ Café desde que ouvi falar dele, fui ao site, li o cardápio e quase morri de tanto babar. Já sabia que minha escolha na primeira visita seria a torta de alcachofra, abobrinha e tomate acompanhada de salada e coalhada. Primeiro, porque torta salgada com salada é uma das combinações que eu mais amo almoçar. Depois, porque eu instantaneamente visualizei coisas desse tipo.

Eu estava de bom humor porque era um almoço hermanal que eu já vinha planejando há dias e não liguei tanto quando meu pedido chegou completamente desvirtuado da descrição do cardápio. Mas agora me subiu uma raiva, uma raiva misturada com desânimo, um desânimo certamente advindo do meu esnobismo culinário, mas ainda assim um desânimo raivoso justificado. Porque em vez de uma torta italiana e fresca e viva de alcachofra, abobrinha e tomate, me serviram uma espécie de torta-palmirinha-alô-dona-de-casa com seleta de legumes Jussara, e requentada. Tinha batata, vagem, cenoura, mais cenoura, ainda mais cenoura, alho-poró, berinjela e abobrinha, tudo em cubinhos microscópicos num coágulo de creme e ovo. E a coalhada, então? "Genovesa", até, a prometida? Tripinhas brancas sobre a salada que não somavam uma colher de chá. Ainda que tivesse gosto, seria impossível sentir.

Eu falei com um garçom, que chamou outro garçom, e os dois tentaram me convencer de que aquele não era um prato totalmente diferente do que estava no cardápio, que ele só tinha vindo com "mais coisas", como se eu devesse ficar agradecida por pedir alcachofra e ganhar bastante cenoura de brinde (e nenhuma alcachofra). Depois arregalaram bem os olhos de surpresa e me agradeceram de coração por lhes dar esse importante toque, mas o gosto de má-fé ficou. Eu tinha vontade de provar o cardápio inteiro, mas desconfio que o cardápio inteiro seja um grande embuste. E estou com raiva.

Vou ter que fazer eu mesma uma torta da Tartine pra me consolar.

9 Comments:

  • Como se diz o velho ditado: Quer algo bem feito, faca voce mesma!...rs.
    Mas ainda assim acho que os donos e cozinheiros de restaurantes deveriam saber que um cliente sonha acordado, ou ao menos imagina, o que pretende comer olhando o cardapio.
    E "mais coisas" para mim se refere a sobras da geladeira. Alias, torta e curry sao otimas pra fazer a limpeza da mesma, nao eh? ;)
    Boa sorte nas proximas tentativas!!

    By Blogger Cris, at 7 de maio de 2010 às 04:16  

  • Nossa, que decepção, Bel - bom saber, que nem vou pensar em colocar meus pezinhos lá. :S

    By Blogger Patricia Scarpin, at 7 de maio de 2010 às 10:31  

  • a cada dia que passa eu me decepciono mais com restaurantes. acabou que eu tenho me esforçado mais na cozinha e tenho melhorado bastante (modéstia a parte :p ). e sempre sonho com um lugar só de tortas e saladas (ótimas) para eu almoçar...

    By Blogger raq, at 7 de maio de 2010 às 11:38  

  • ah! esqueci: e olha que você está em sumpaulo, né? que a concorrência é grande.

    By Blogger raq, at 7 de maio de 2010 às 12:03  

  • Cris, também acredito muito nesse ditado. Olha, eu não me importaria se o cardápio dissesse "torta do dia" e ela variasse de acordo com os ingredientes disponíveis. Eu acho até legal e foi a primeira coisa que perguntei ao garçom, se a torta variava. Ele disse "não". A cara que ele e o outro fizeram, cara de quem nunca tinha cogitado que a torta não era a do cardápio ou que quando um cardápio promete três coisas específicas, o cliente não espera outras seis diferentes, foi o que mais me incomodou.

    Patricia, eu mesma não volto lá. Estava louca pra provar os sanduíches, mas já vi que o lugar é truqueiro - promete ingredientes bons e serve outros medíocres.

    Raq, o Insalata, aqui em SP, servia boas saladas com boas tortas, mas tem MUITO tempo que não vou lá. Pode ter mudado. No mais, também ando decepcionada, principalmente com a falta de cuidado e aparente falta de orgulho do chef/dono por seu produto. Em restaurante de macarrão eu nunca vou, porque sei que faço melhor em casa.

    By Anonymous nervocalm, at 7 de maio de 2010 às 12:11  

  • aqui no rio tem o celeiro. as saladas são ótimas mesmo, mas as tortas não. mas é meio chato porque ficou muito badalado demais da conta. quando você vier ao rio vale a pena ir lá, mas só se chegar às 12h em ponto, depois é insuportável.

    By Blogger raq, at 7 de maio de 2010 às 13:00  

  • Bel, eu ja ia te recomendar um restaurantinho de tortas e saladas super simpatico na Alameda Campinas que a gente costumava frequentar quando morava ai em Sao Paulo la pelos idos de 2005 mas ainda bem que fui ao Google antes - e exatamente o Insalata! Espero que nao tenha mudado, eu ia ficar bm triste de saber que aquelas tortas nao sao mais as mesmas.

    By Blogger Raquel (NY), at 9 de maio de 2010 às 11:56  

  • Pois é, Raquel, e olha que engraçado: neste post eu reclamei da quantidade de cenoura não-solicitada na torta do Zen@, mas eu ia ao Insalata só pra comer uma torta de cenoura e queijo que eles tinham lá. Não era quiche, era torta mesmo, e deliciosa. Acho que vou dar um pulo lá esses dias pra ver se ainda está bom.

    E por aí, tudo bem? Tudo doce? Beijo em você e na menininha. :)

    By Anonymous nervocalm, at 9 de maio de 2010 às 21:19  

  • Tudo bem, Bel, aprendendo um pouquinho a cada dia e aproveitando muito, muito a minha pequenininha.
    Coloquei mais umas fotos no flickr, vai la ver quando puder.

    By Blogger Raquel (NY), at 10 de maio de 2010 às 21:54  

Postar um comentário

<< Home