nervocalm gotas

5 de agosto de 2009

Finalmente comprei uma armação nova pra minha nova receita de óculos (que já passou dos sete graus no olho direito, choremos). Agradeço todas as dicas nos comentários de um tempão atrás, mas o que resolveu pra mim, mesmo, foi bater perna no Centro.

O primeiro lugar que tentei foi a MGianinni, já prevendo que seria muito caro pra mim, mas bom pra pegar idéias, já que o atendimento é diferenciado e individualizado e coisital. Mas, ó, não me dou bem com esse negócio de ficar sentadinha enquanto um vendedor vai buscar armações que ele acha que ficarão bem em mim. Nhé. Prefiro eu mesma ir olhando e experimentando as que me agradam.

(Pausa pra bendizer a existência das máquinas digitais. Graças à minha, pela primeira vez na vida, não precisei escolher uma armação baseada apenas na imagem que eu via com o nariz encostado no espelho. Aleluia.)

Mas foi bom ir à MG, porque vi que podia procurar uma armação mais ovalada em vez de retangular. Gostei de uma lá assim. Custava 600 reais, e era uma das mais baratas. Não tenho coragem.

Fui noutras óticas mais perto daqui e achei muita coisa interessante, mas que não cabia em mim. Ontem, fomos ao Centro. Numa galeria velha, numa lojinha curta, comprei a primeira armação não-preta da minha vida. É mais ovalada, menorzinha, mais fininha, e cor de vinho, com reflexos vermelhos dependendo de onde bate a luz. E o melhor, melhor, melhor de tudo? Custou só cem legais. Estou feliz.

É claro que essa felicidade vai acabar quando eu puser as lentes e vir que meus olhos ficaram com um centímetro de largura. Ô, vida. Se vocês me virem aí pela rua, acreditem: meu olho é maior que isso.

16 Comments:

  • Se não ficou claro, eu recomendo bater perna pelo Centro. Lá você acha coisas mais fora "da moda", essa coisa irritante que dita que todo mundo agora tem que usar óculos retangulares, largos e grossos, como os meus atuais, e por isso não produz outra coisa. Pros nerds que gostam de oclões, então, os segundos andares das galerias são uma maravilha.

    No Centro, vi uma das armações mais lindas da minha vida - marrom meio manchada com listras desiguais de um azul bonito e perfeito praquele marrom. Não dava pra mim de jeito nenhum, nem pra experimentar, mas eu queria comprar mesmo assim, pra ficar olhando. Fiquei apaixonada.

    By Anonymous nervocalm, at 5 de agosto de 2009 às 10:36  

  • :)
    óculos acabam se tornando parte do nosso corpo mesmo :) E comprar uma armação para ficar olhando pode ser um bom e ousado investimento em pop-art...

    By Blogger Paola Ranova, at 5 de agosto de 2009 às 11:50  

  • Ah, lembro demais o suplício para achar armações legais para os meus 9,5 (isso mesmo!) graus de miopia... Aí tomei coragem e fiz a cirurgia, e agora só são uns míseros 0,50 no olho direito, nem requer óculos.

    Para encurtar a história: já pensou em tentar a cirurgia? Eu recomendo!

    By Blogger Karla, at 5 de agosto de 2009 às 20:47  

  • Karla, acho que pra mim ainda não dá, minha miopia não pára de aumentar. Seria bem mais simples não precisar de óculos, é verdade, mas já me acostumei de tal forma, que não sei mesmo se farei a cirurgia um dia. Acho até que me sentiria meio pelada, meio insegura sem óculos. Não sei.

    Você se operou faz tempo? Sua miopia estava estacionada?

    By Anonymous nervocalm, at 5 de agosto de 2009 às 21:20  

  • Nervo, apesar dos meus 32 anos a minha miopia também não estaciona (o médico dizia que aos 21 estabilizaria, blábláblá) por conta disso eu não operei (nem acho que vá operar um dia), porque estou super bem adaptada com as lentes de contato e os óculos.

    (estou nos 6,75 atualmente)

    Nunca tinha conhecido ninguém com o mesmo problema de 'miopia galopante'.

    By Blogger Carolina, at 5 de agosto de 2009 às 21:42  

  • Também não consigo me conformar com esse patamar de preço, mínimo de 600 reais. Fico pensando: será que bandidos nunca pensaram em assaltar ótica e levar só essas armações? Será que existe seguro contra perda ou destruição de armação?
    As minhas últimas (nerds, de aro grosso preto) comprei nas Óticas do Povo, 120 reáu. É de uma marca, hmmmm, chamada "Detroit" - que tal? E as lentes, mandei fazer em outra ótica, 45 reáu (pouco de astigmatismo, pouco menos ainda de miopia).

    By Anonymous anna v., at 5 de agosto de 2009 às 22:34  

  • Carolina, eu também ouço esse papo de "vai estabilizar logo" desde os 16 anos, quando comecei a usar óculos. Aqui estou, aos 33, e necas. Médicos, parem de dar falsas esperanças!


    Anna, 45 reais? Qua-re-ta-e-cin-co? Vou chorar. Minhas lentes nem em sonho saem por menos de quinhentos. Ficam pra lá dos seiscentos, aliás.

    By Anonymous nervocalm, at 6 de agosto de 2009 às 09:50  

  • Bel, operei em setembro de 2006; a miopia já estava estacionada há vários anos. Quando saí da clínica, enxergando, deu vontade de chorar. E acordar todo dia e conseguir ver as horas do outro lado do quarto? Dá vontade de gritar: "milagre!" (exagero...rs)

    O maior incentivo, além dos inúmeros colegas de trabalho que já operaram, foi o medo de, com o tempo, haver rejeição e não conseguir mais usar lentes de contato (já tinha 31 anos e as usava desde os 12). A questão é que dá pra enxergar melhor com as lentes e, quando colocava os óculos, dava até dor de cabeça.

    Também tem o fato de ter começado a usar óculos desde os 6 anos, já precisando de 2 graus, foi um tormento na infância.

    Eu acho um charme as armações e tal, mas nos outros, sabe como é?

    By Blogger Karla, at 6 de agosto de 2009 às 23:27  

  • Eu imagino como é... Lembro de quando cheguei em casa com meus primeiros óculos. Abri a porta, olhei a janela e enxerguei cada folhinha da árvore do lado de fora, cada uminha, direitinho, contornada. Povo normal não entende a grandiosidade desse momento. Fiquei aqui me imaginando abrir os olhos depois de uma cirurgia e simplesmente enxergar, bum. Deve ser emocionante mesmo. :~

    Ah, talvez eu me opere, sim, um dia.

    By Anonymous nervocalm, at 7 de agosto de 2009 às 00:11  

  • Sou suspeita, me entusiasmo demais ao falar da cirurgia :)

    Só tem um "senão": é bom se programar para ficar alguns dias (até um mês) sem conseguir ler direito e enxergar mal as luzes à noite, tá? Essa história do médico dizer que em três dias está tudo 100% é meio furada...

    By Blogger Karla, at 7 de agosto de 2009 às 20:46  

  • Lentes de 45 reais???
    As minhas também são caríssimas (miopia + astigmatismo).

    By Blogger Cam Seslaf, at 8 de agosto de 2009 às 03:23  

  • Pra mim é o contrário o lance do tamanho do olho. A lente pra hipermetropia aumenta. Detalhe: um olho, o esquerdo. Então alguém me vê pela rua e eu torço pra não pensar que eu tenho um olho maior que o outro. A armação não é cara apesar de não poder ser qualquer uma porque há uma lente esquerda bem mais grossa que a direita, mas minhas lentes saem uma fortuninha também.
    O que me lembra que eu devia ir ao oftalmo dinovo e que devia trocar de óculos porque já é o mesmo há 2,5 anos.

    By Blogger . , at 8 de agosto de 2009 às 10:39  

  • Ai, ai, doce ilusão de 600 reais... Minhas lentes tiveram que ser encomendadas por causa de 0,5 no cilíndrico e passaram dos mil reais. Estou em choque.

    By Anonymous nervocalm, at 8 de agosto de 2009 às 15:03  

  • chegando tarde na conversa: já verificou se essa sua miopia aumentando não é por causa de espasmo de acomodação visual?

    Estou perguntando isso porque me parece que você também é do tipo que vive lendo, ou no computador. Essas são atividades determinantes pro espasmo de acomodação, mas poucos médicos reparam nisso, a menos que a pessoa não se adapte ao grau prescrito (alguns acrescentam que ser mulher e estressada também são causas do tal espasmo). Eu tenho essa porcaria, meu grau estabilizado é um, mas o exame acaba acusando uma miopia 3 graus maior. O médico é que fica fazendo cálculos pra não me passar receitas com grau maior que o necessário...

    a parte boa: é tão bom encontrar armação bonita e que combina com a gente, a um preço justo, né? porque, se é pra usar óculos, que sejam pelo menos interessantes...

    By Blogger Cynthia Semíramis, at 11 de agosto de 2009 às 22:41  

  • Pra animar: eu também operei a miopia e foi o céu: enxergo tudim, milagre, milagreee :o)

    Dica de ótica: Lá na Liberdade, na R Galvão Bueno, em frente à Ikesaki, tem um shoppingzinho de stands. No segundo andar, à direita ao final do corredor tem uma ótica com preços maravilhosos e armações lindas. E precinhos camaradas, claro :o)

    By Blogger Yara, at 25 de agosto de 2009 às 17:08  

  • opa, falei do preço 2 vezes, sorry. O que a empolgação faz.

    By Blogger Yara, at 25 de agosto de 2009 às 17:08  

Postar um comentário

<< Home