nervocalm gotas

7 de setembro de 2008

Ainda leio o PostSecret todo domingo, mas os telefones de CVVs da vida, os e-mails de agradecimento por suicídios não concretizados, os subtextos de auto-ajuda, o clima de terapia coletiva, os eventos em grandes auditórios, a catarse nos grandes auditórios... tiram muito da graça e do romantismo da idéia pra mim. Acabam com o que ele tinha de íntimo e silencioso.

Me parece uma contradição também. O projeto se propõe a celebrar as pequenas vergonhas, dores, culpas, taras, alegrias, experiências e lampejos de gente anônima e diversa. Celebra a beleza da própria incongruência. Por outro lado, usa esse mesmo material pra impelir as pessoas a procurarem ajuda. Ajuda pra quê? Pra abolir todos esses sentimentos que deviam ser incongruentes e bonitos e parte da vivência humana? Ajuda pra se enquadrar num padrão menos doído? Isso não mata a própria idéia do projeto?

Ver o moço esmiuçando os cartões num telão... Eu não preciso que me expliquem a mensagem. Não preciso que me enfiem goela abaixo "você não está sozinha". Ver gente se levantando no auditório pra revelar segredos em público e cair em prantos e receber abraços... Parece um culto. Eu não entendo essa necessidade de cultos.

Às vezes acho que tenho uma perspectiva bem diferente das coisas por causa do meu isolamento. Às vezes acho que eu podia escrever sobre isso.

(montei um Darwin fish sem querer com o elástico que estiquei, estiquei, estiquei até partir)

Eu não me sinto bem nesse mundo tão retumbante.

7 Comments:

  • Só não concordei com a expressão "padrão menos doido". Se é um padrão, AÍ é q é doido. Não tou brincando qdo digo "it takes all sorts".

    By Anonymous Anônimo, at 7 de setembro de 2008 às 13:09  

  • Não é doido, é doído! :)

    By Anonymous Anônimo, at 7 de setembro de 2008 às 13:09  

  • tive muita vergonha do video lá. argh.

    By Blogger Rainman Raymond, at 7 de setembro de 2008 às 14:54  

  • Não vi o vídeo. Ainda gosto muito do Post a secret, mas concordo que a tecla cerebral skip tem que ser acionada várias vezes. Depois de um tempo fica natural fazer isso, dá até pra continuar indo ao site e gostando dele. Mas não sei, acho que o lance dos CVVs todos não é oferecendo ajuda pra se enquadrar, é ajuda pra não se sentir envergonhado por seus segredos a ponto de querer se matar. Acho.

    By Blogger Ms. T. Rios, at 7 de setembro de 2008 às 16:17  

  • Ray, né?

    Cynthia, eu também gosto e também relevo todas essas coisas. É só que hoje isso estava em destaque lá na página. Não sou contra ajuda nem nada, só preferia que não tivesse todo esse discurso por lá. Preferia que o PS ainda fosse uma página modesta com os cartões e mais nada. Bobagens minhas.

    By Anonymous Anônimo, at 8 de setembro de 2008 às 01:24  

  • leio os postais desde sempre, e tb me sinto meio traída quando vejo eventos. na real, odeio quando uma coisa que eu gosto vira do gosto popular. argh. ciuminho. egoísmo. mesquinharia minha. eu sei. eu tenho me incomodado com muitos postais parecidos, e com letras iguais. tem alguns safados que criam falsos segredos. tenh certeza.

    By Anonymous Anônimo, at 8 de setembro de 2008 às 12:06  

  • Ai, post bom.
    Ângela: assino e sublinho.

    By Blogger Cam Seslaf, at 8 de setembro de 2008 às 12:07  

Postar um comentário

<< Home