nervocalm gotas

29 de março de 2008

Se eu mandasse no mundo, vetaria a palavra vegetariano pra maioria dos vegetarianos. Só seria chamado de vegetariano quem prefere comer verduras, legumes e frutas porque ama. É, uma coisa assim bem romântica. Deixar de comer carne não basta - esse é um não-carnívoro. Deixar de comer carne e passar a comer só meia dúzia de plantinhas conhecidas feitas da maneira menos inspirada possível também não se qualifica - esse é um coitado. Deixar de comer carne pra comer hambúrguer de soja, peru de tofu e feijoada de plástico, nem precisa falar. Deixar de comer qualquer coisa animal, não fazer proveito dos vegetais e recorrer a substitutos e suplementos e comida sintética, aí, já é caso de doença, francamente.

De coração, eu sou uma vegetariana, porque legumes e verduras são o meu amor. (entra musiquinha brega) Eu detesto ver a palavra vegetariano seqüestrada por gente que simplesmente não gosta de comida ou rejeita as comidas que vêm da natureza. Gente que prefere, por exemplo, comer margarinas-frankensteins a manteiga. Sabe manteiga? É vaca, leite, bate bate, manteiga. Sabe margarina? É uma porção de químicas desenvolvidas em laboratório pra imitar a manteiga. Pausa para refletir. Já viram receitas vegan de bolo, pão, etc? Tem lá um pó substituto de ovo. Pensem numa galinha, plop, sai um ovo. Comparem com um pó químico feito de corante, estabilizante, conservante, sal, goma da putaquepariu desenvolvido em laboratório pra imitar um ovo.

Não vê problema nenhum? Ótimo, mas não diga que segue uma dieta vegetariana; você segue uma dieta sintética.

Pior ainda é ver o """vegetarianismo""" defendido por gente que fala as maiores parvoíces do planeta. Tipo carne apodrece no estômago, carne demora 5, 10, 20 anos pra ser digerida, o dna da vaca que você come entra no seu dna, se não resistir a uma carninha de vez em quando, embrulhe-a numa folha de alface pra enganar o estômago. Vergonha alheia e raiva da apropriação indébita.

Eu entendo as pessoas que param de comer carne porque não aprovam a forma como se tratam e matam os bichos. Mas eu os chamaria de não-carnívoros, o que inclusive favorece a causa, e deixaria o vegetarianos pra quem de fato aprecia os vegetais.

Esse post foi inspirado por umas besteiras que eu ouvi por aí e pelo cheiro de cebola, pimentão, cenoura, tomate, alho e berinjela com azeite e tomilho fresco assando lentamente no meu forno.

11 Comments:

  • ai, concordo muito! outro dia vi um convite para uma festa com junk food vegan. o que ser? se a pessoa quer dizer não ao que acha errado, invente novas maneiras de viver. não adianta nada deixar de comer carne e continuar a adorar o gosto e o cheiro do bicho morto fritando. outra: ah, jaca verde temperadinha, você jura que é frango. pois. deixem os frangos em paz.

    By Blogger Unknown, at 29 de março de 2008 às 13:42  

  • É engraçado como algumas pessoas falam em não comer carne como uma espécie de sacrifício. Bate no peito pra falar que é vegetariano. Sei lá, eu não sou vegetariana, mas é muito raro eu comer carne. Raríssimo. Simplesmente porque o sabor não me apetece. Sempre preferi os legumes, verduras e frutas.

    By Blogger Rozzana, at 29 de março de 2008 às 13:43  

  • Out-out-off-topic: vc teeeeem q ver "Na natureza selvagem". Veja. Não vou explicar porque. Não preciso. Só não resito em dizer q ouvi uma frase q lembrei de vc. Qdo o cara diz q "carreira é uma invenção do século XX", me lembrei daquele post sobre profissões serem definidoras. Aliás, o filme é descaradamente thoureano - citado literalemnte inclusive. Vc não me respondeu se gostou do livro, se conseguiu cehgar ao final, aliás.

    bjs

    By Blogger Carrie, a Estranha, at 29 de março de 2008 às 19:29  

  • clap clap clap clap clap

    By Anonymous Anônimo, at 29 de março de 2008 às 20:36  

  • Leila, exatamente, inventem outras maneiras. Eu nunca vou entender essa de bife de soja e quetais pratos vegetarianos em formato de carne. Realmente dá um nó na minha cabeça. (Bopla ficou muito intrigado com essa coisa da jaca verde)

    Lolló, também sou como você, e acho que a primeira associação que se deve fazer com a comida é sempre sempre a do prazer. Falar em comida em termos de sacrifício ou de combustível pro corpo ou de posição política, sei lá, me deixa triste.

    Carrie, estou querendo ver esse filme desde que estreou. Uma hora eu consigo. O Walden eu parei quando fiquei blé, mas vou retomar logo.

    Linha, 'brigada.

    By Anonymous Anônimo, at 29 de março de 2008 às 21:14  

  • Walden fica blé em diversos momentos. Mas ele é pra ser lido aleatoriamente. Ninguém lê o I CHing do começo ao fim ;)

    By Blogger Carrie, a Estranha, at 30 de março de 2008 às 02:13  

  • Mas não era ele que estava blé, Carrie, não mesmo. Era eu.

    By Anonymous Anônimo, at 30 de março de 2008 às 13:07  

  • Depois dos posts do dia 24, 26 e 27, este faz todo sentido. Gostei muito!

    By Anonymous Anônimo, at 30 de março de 2008 às 23:19  

  • Tão absurdamente triste esta manhã. Escreve algo, por favor.

    By Anonymous Anônimo, at 31 de março de 2008 às 08:36  

  • Sempre dou o maior apoio a quem gosta de vegetais comê-los exclusivamente. Mas para aqueles que não comem carne com pena dos bichinhos, eu lembro do meu lema eterno: "para cada animal que você não comer, eu vou comer três"

    By Anonymous Anônimo, at 1 de abril de 2008 às 16:45  

  • Anônimo, espero que você esteja melhor hoje. Pra essas horas, eu recomendo o iutube. Tem Monty Python, tem Eddie Izzard, tem musiquinha...

    Evil, eu ouvi essa aí faz pouco tempo. Mas, sei lá, não tiro sarro de quem tem pena dos bichinhos, não.

    By Anonymous Anônimo, at 1 de abril de 2008 às 22:17  

Postar um comentário

<< Home