nervocalm gotas

10 de dezembro de 2007

encafifada *

Tem umas gentes que dizem ter medo dO Mesmo, né? Aquele O Mesmo do elevador: 'verifique se o mesmo encontra-se parado blablablá' (não ponho a frase toda porque me dói o cérebro). Então, eu não chego a temer, mas sou muito, muito intrigada com Os Puristas. Aqueles Os Puristas do Uaiss. Montes de palavras que eu busco no Uaiss vêm com o aviso 'considerado galicismo/anglicismo pelos puristas, que sugeriram em seu lugar talpalavra'. Gente, quem são Os Puristas? Dondé que eles ficam torcendo narizes e fazendo sugestões? A profissão purista não está catalogada na Classificação Brasileira de Ocupações. Será um grupo clandestino reunido nas catacumbas da casa-editora do Uaiss? Será alguma espécie de conselho de anciães? Serão indivíduos catados na rua por meio de pesquisa? "Você é purista?", "Siiim!". "Sofre de doença mental?", "Acho que nããão!". Serão entidades sobrenaturais, Os Puristas, ou gente de carne, osso, cegueira e acefalia? Quem são Os Puristas que me sugerem trocar estagiário por praticante, greve por parede, envelope por sobrecarta, secretar [secreções] por segregar, banal por frívolo e controlar por fiscalizar, superintender ou dirigir? Alguém sabe? Alguém viu?

* segundo o Uaiss: regionalismo + brasil + uso informal
ou seja, palavra non grata (ie, coisa de gentinha)
(non grata = latinismo!)
definição: nada a ver com o uso corrente


4 Comments:

Postar um comentário

<< Home