nervocalm gotas

9 de julho de 2007

Imaginem que a pessoa passou a vida toda com medo de gastar dinheiro. E sendo da banda remediada da vida, ligou o piloto automático do poupar-e-garantir-o-futuro, mesmo nunca tendo tido a menor concepção de futuro nem vontade de esperar pra ver. Imaginem que um belo dia, já em processo de garantir seu futuro na forma de teto, a pessoa resolve mandar tudo às favas, escapar da pouquice à qual se condenou, e torrar metade de sua poupança-futuro numa viagem hoje. Em vez de angústia, dá um barato: ela sai dizendo foda-se pra tudo, deixa o trabalho para um eterno depois, sai comprando coisinhas que sempre se negou e começa a visualizar o saguão do aeroporto quase que diariamente. Mas depois do barato vem a queda (não é bem assim a frase, mas serve). Ter que escolher os lugares entre tantos lugares, planejar o roteiro entre tantos roteiros, escolher os transportes entre um punhado de opções, pesquisar passagens num punhado de companhias e sentar pra fazer as contas disso tudo. A pessoa sozinha não tem forças pra tanto, e o tempo urge.

Comovam-se.

Eu preciso de idéias, pitacos, dicas. O que vocês fariam no meu lugar?

Vai ser minha primeira viagem, se for. Londres é a única certeza - vai ser o ponto de partida ou o ponto final. Não sei se ficamos só pelas Ilhas Britânicas, saindo de Londres por terra e passando por lugares como Bath, Stratford-Upon-Avon, ?, ?, Pemberley (brincadeira), atravessando o País de Gales ? e terminando em Dublin (eu queria muito ir pra Dublin), ou se pipocamos em Londres, Paris ?, Barcelona ?, Valência (tem parente de Bopla), Lisboa (tem parente de Bopla). Enfim, são essas as já muitas opções. A Itália fica pra depois (arrã), a Escandinávia pra nunca (:~).

A idéia de ficar só nas Ilhas Britânicas foi minha, e eu voltei a gostar dela escrevendo este post, mas os dois jecas na minha cabeça ficam brigando sem parar. Jeca 1: "O quê?! Vai pra Europa pra ficar numa ilhinha só e voltar pra casa?" Jeca 2: "O quê?! Prefere pular que nem turista de capitar em capitar?"

Jeca 1, Jeca 2 and the Mighty Snail of Doom vão acabar melando minha viagem. Save me from myself. Decidam por mim!

20 Comments:

  • Londres. aí, vc pega o eurotunel e vai para paris.
    só nessas duas cidades vc tem divertimento para umas 3 ou 4 encarnações...

    e se o espírito pão duro bater de novo, procura um livrinho chamado "o guia do brasileiro pelado em paris". ótimas dicas...

    By Anonymous Anônimo, at 9 de julho de 2007 às 22:55  

  • barcelona!

    By Blogger Guilherme, at 10 de julho de 2007 às 00:47  

  • Depende do tempo que você tem para viajar, não? Se forem 15 dias, Londres (e arredores), Dublin (você quer, VÁ) e Paris (com arredores).

    Estou comovida e feliz.

    Alegrou meu dia.

    Vai ser a primeira de muitas. EU SEI.

    Bjs

    By Blogger A Dona do Bloguinho, at 10 de julho de 2007 às 10:17  

  • Pra pular de uma capitar pra outra, sem gastar os tubos...
    http://www.ryanair.com/site/EN/
    http://www.easyjet.com/PT/Reservar/index.asp

    Irene acha que Itália não devia ficar pra depois. E o macarrão? Você gosta tanto de macarrão...
    Vou pensar e escrevo mais idéias.
    Smack

    By Anonymous Anônimo, at 10 de julho de 2007 às 10:23  

  • Este comentário foi removido pelo autor.

    By Blogger L.ab, at 10 de julho de 2007 às 11:22  

  • Todas as opções são válidas. Eu fiz essa "pulando de capitar em capitar" há exatamente um ano. Tb er aminha primeira vez. Conheci metade da Europa. É bom se vc quer ter um panorama geral, mas o máximo q eu fiquei em cada cidade são 3 dias. Era o q eu queria na época. E fiz tudo de ônibus. Acordava seis da manhã - nessas viagens vc tem q escolher, ou aproveita o dia ou a noite; os dois é impossível.

    Fiquei em bons hotéis e viajei de ônibus. Umas amigas foram quase na mesma época, ficaram em albergue e viajaram de avião. gastamos rigorosamente a mesma coisa (se quiser me escreva e eu te digo qto).

    Londres é caaaaaro, caaaaaro, caaaaaro. Tudo muito caro. Além disso, a libra tava cinco reais - ao contrário do euro q tava quase 3 - qdo eu fui.

    Não vá a Itália nessa época. É um inferno. Calor, calor e todos os italianos de férias. Só figurante de filme de mafioso e turista. Se vc quiser te mando uma foto dos turistas na Fontana de Trevi q eu tirei, só pra vc ter uma base. Museus lotaaados, Capela Sistina lotaaaaaada...(aliás toooodos os museus estarão lotados nessa época; cutuveladas para ver a Monalisa e coisas desse tipo). Praticamente maracanã em final Fla-Flu. O horror, o horror. Um calor q nem no Rio eu sinto. Veneza é a visão do inferno no verão. Pombos imundos, turistas, turistas, turistas...200 euros um passeio naquela gôndola tradicional.NÃO VÁ. Sério. Vá à Itália no inverno. Eu fui à Veneza, Florença e Roma e posso dizer q nunca mais volto no verão.

    O q vou dizer é um sacrilégio, mas: as massas são horríveis na Itália. Em NY ou SP se come muito melhores massas. Mas apesar disso valeu. Eu queria muito ter conhecido a Itália. E pretendo voltar num clima mais ameno.

    Londres e Paris tavam um frio filha da puta. E chuva, inclusive em Paris. Fui tb à Innsbruck, na Áustria (um dos frios mais intensos q eu passei da vida), em Heidelberg, Alemanha - inesquecíveis, as paisagens mais lindas q eu já vi na vida; Madrid (legal), Barcelona (muito mais legal). Tb fomos a pequenas cidades nesses países todos, tipo Verona, Pizza, Pádua...na França passamos por Bourdeuax...até me esqueço qtas cidades foram. Percorremos o Vale do Loire, q é absolutamente fantástico.

    POrtugal eu não fui.


    Na boa, quer a melhor dica de todas? Vc não pode ir no outono? Eu nunca fui, mas dizem q é mais vazio e mais barato. Então se eu puder dar uma dica: vá em outra época.

    Caso vc não possa ir em outra época, se concentre em Londres e Paris. Quinze dias em cada. Ou essa idéia de Ilhas britânicas tb é fantástica. Se vc estiver com muita grana - se bem q fora de Londres é um pouco mais barato, mas ainda assim é libra.

    Ou seja: escrevi, escrevi e não dei muita idéia, né? Rsrsrs...tudo depende de q viagem vc quer fazer: poucos lugares em profundidade ou muitos lugares, superficialmente (vc fica um bagaço mas é inesquecível pra quem não conhece nada e não sabe qdo vai voltar). As duas tem prós e contras.

    Se quiser me escreva e posso te passar mais coisas, inclusive a foto da Fontana de Trevi apinhada de gente. carriewhiteaestranha@yahoo.com.br

    bjs

    By Blogger Carrie, a Estranha, at 10 de julho de 2007 às 12:45  

  • PS: Eu não guardo dinheiro. Tinha acabado de ser demitida e torrei metade do meu FGTS nessa viagem. Futuro? Meu tempo é hoje, como diria Paulinho da Viola. Casa própria é coisa de classe média. E mais um patrimônio a ser dividido em caso de divórcio (seja vc casada no civil ou não). Qualquer investidor te prova por A + B q é muito mais vantajoso alugar do q comprar. A não ser q vc tenha um sonho de ter uma casinha lá em Deus me Livre, com janelinha azul...mas esse papo de "ter um teto" é coisa de pequeno burguês. A falsa sensação de segurança de q as coisas não vão ruir a seus pés só pq vc tem uma base. Pppfff. Elas sempre ruem.

    Escrevi para caráaaaleo. Desculpe-me. É q me empolguei com o tema e, sabe como é, a gente q trabalha em casa faz o possível para fugir do silvíssio.

    bjs

    By Blogger Carrie, a Estranha, at 10 de julho de 2007 às 12:52  

  • Obrigada, obrigada, obrigada. Todos estão ajudando, e muito.

    Só uns detalhes adicionais:

    Devemos ir na segunda metade de setembro; finzinho de verão, começo de outono.

    Estamos pensando em ficar de 20 a 30 dias fora. Sim, enlouquecemos de vez, porque além de gastar dinheiro, vamos ganhar zero reais nesse mês de férias.

    By Anonymous Anônimo, at 10 de julho de 2007 às 13:10  

  • "As coisas sempre ruem"? Nem sei se existe essa concordância...

    By Blogger Carrie, a Estranha, at 10 de julho de 2007 às 14:51  

  • Talvez a melhor idéia seja passar o mês inteiro num lugar só, tipo uma pousada no meio da França.

    Não não não. Talvez a melhor idéia seja passar 3 dias em cada capital e dormir na rua.

    Não não não... etc etc

    By Anonymous Anônimo, at 10 de julho de 2007 às 22:44  

  • Já fiz as duas coisas, mais de uma vez cada uma, e posso dizer que tudo depende dos seus objetivos.

    Para uma primeira viagem, eu recomendaria um "arrastão" do principal da Europa, só pra ter um gusto. Aí você "escolhe" aquele país que te fascina mais, sabe AQUELE? e volta pra lá pra passar pelo menos quinze dias, de preferência mais, e ver direito, conhecer os habitantes, ir na feira (adoooro!), cochilar no parque, essas coisas.
    Esse tipo de viagem "turista-habitante" para mim é o melhor, mas como eu disse antes, para uma primeira viagem acho legal você se embebedar de informações e linguagens.
    Eu na primeira vez achava que nem ia gostar muito da Itália, nem tava muito a fim e tals... e aí cheguei lá e me apaixonei. Mas tem gente que detesta. Vai que você resolve ficar só nas Ilhas Britânicas e detesta? ;-)
    Só pra constar, vou estar na França na mesma época da viagem de vocês (pra morar, porque sou chique). Se quiser mais dicas (tenho quite a few, mas é meio comprido pra ficar atafulhando os comentários) me passe seu email e nos escrevemos diretamente. Bisous.

    By Anonymous Anônimo, at 11 de julho de 2007 às 00:13  

  • A Alemanha é linda!!!!! Colorida de flores na primavera e o verão anda super ameno...

    By Anonymous Anônimo, at 11 de julho de 2007 às 07:51  

  • Bom 25 dias já dá para brincar, não?

    Ainda acho que você deve ir a Dublin.

    Porque você não vai no blog do Ricardo Freire e deixa um comentário pedindo ajuda? Ele é ótimo e atende todo mundo.

    http://viajenaviagem.wordpress.com/

    Bjs

    By Blogger A Dona do Bloguinho, at 12 de julho de 2007 às 09:57  

  • Mais obrigadas e obrigadas.

    Linha, só se - e quando - você tiver tempo e saco de escrever, tá?
    chepookajamorreu@terra.com.br

    Camila, eu bem queria ir à Alemanha, mas não vai ser desta vez, infelizmente.

    Bloguinha, o link é ótimo! Obrigada. Eu acho que vou fincar o pé em Dublin, sim.

    By Anonymous Anônimo, at 12 de julho de 2007 às 10:52  

  • Sou favorável a ficar um período considerável em um mesmo lugar e viver como o povo do lugar.

    Se seu fetiche é Ilhas Britânicas, fique por lá. Se vais ficar sempre no mesmo lugar, indo-e-voltando, verifique se não dá para alugar um quarto-e-sala, pode ser que seja mais barato que hotel.

    Porque esse turismo vinte-e-duas-capitais-em-cinco-dias me irrita muito. A pessoa vê coisas demais e não aproveita nada direito.

    Minha sugestão pessoal e particular é: Ilhas Britânicas, ponto. Para você poder explorar todo seu amor por Dublin. Fique um tempo lá. Viva como o pessoal de lá. Eu acho.

    Cogite de uma esticadinha ao leste europeu. Eles ainda não aderiram ao euro - só em 2012 - e os preços são convidativos. Recomendo muito muito muito MUITO MESMO Praga e Budapeste. Não, nunca fui. Mas é para onde vou assim que puder.

    Acho que uma combinação Ilhas Britânicas - Prada - Budapeste seria heaven on earth.

    (serei apredejada, mas: esqueça França e Itália. muito muito movimento. você vai nessas na próxima - pois viajar vicia horrendamente.)

    By Anonymous Anônimo, at 12 de julho de 2007 às 17:19  

  • Belly, thanx. Essa história toda de Ilhas Britâncias surgiu, na verdade, porque a gente tem lugar pra ficar em Londres - a irmã do Pablo mora lá, uma prima minha também. Se eu fosse escolher mesmo, dream destination, sei lá, eu iria direto pra Escandinávia; depois, as cidades que você falou, a Suíça, a Holanda, a Áustria, a Alemanha... Os países latinos são os que me atraem menos (só a Itália é especial), mas pra pessoas pouco aventureiras, como nós, dá uma certa segurança ir a lugares onde você pode se comunicar melhor, eu acho. Aí, se a coisa for boa, a gente ganha coragem pra se arriscar mais.

    By Anonymous Anônimo, at 12 de julho de 2007 às 19:13  

  • putz, não irá para a alemanha....menina, alemanha, paris e inglaterra ou vice-versa. bem, são os países que eu mais gostei. em relação à Itália, carrie está certíssima, as ussual. Mas definitivamente, esses são OS PAÍSES.Se precisar de maiores detalhes, eu pergunto pra minha marida, o pastor alemão que já viajou muitocho (mardito!) e pode dar altas dicas mesmo. bem, contacte-me, contact-e e vá fundo, vá fundo. viajarei agora dia 22 e não vejo a hora. germany again. ai, que bom, ai, que bom. vai sim, vai sim. Muito melhor que a casinha de janelinhas azuis. muito melhor. beijos. não ajudei em nada, mas.....

    By Blogger SOFIE FATALE, at 12 de julho de 2007 às 22:13  

  • Gente, minha irmã morou na Itália e discorda de vocês. Ela tem lá suas implicâncias com os italianos, mas quanto ao país e à comida, nananina. Eu adoraria ir pra Itália comer, comer, comer, comer, comer, comer...

    By Anonymous Anônimo, at 12 de julho de 2007 às 23:51  

  • Verdade absoluta! Os italianos são um pouco chatinhos, é verdade, mas o país é maravilhoso. Tudo muda de 50km em 50km, o dialeto, a comida, a vegetação... E se non vi va, per me è una bruta invidia!
    Belly, concordo muito sobre Budapeste! Praga não fui, mas a Hungria vale cada florim. Apoio a ida.

    By Anonymous Anônimo, at 13 de julho de 2007 às 09:53  

  • Ó lá. Hermana, prazo de cinco anos. A gente vai junta, você como guia e intérprete.

    By Anonymous Anônimo, at 13 de julho de 2007 às 10:20  

Postar um comentário

<< Home